Contabilidade Maciel Oliveira comemora 40 anos!

A Contabilidade Maciel Oliveira iniciou as suas atividades como uma empresa prestadora de serviços através de profissional liberal inscrito no INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e equiparado a microempresa, atuando na atividade de prestação de serviços contábeis tendo iniciado suas atividades em 13 de novembro de 1977. Nascida do sonho se ter o próprio negócio, esta empresa tinha como proprietários Nivaldo de Oliveira Barbosa e Maria Auxiliadora Maciel de Oliveira, responsável técnica pelo desenvolvimento das atividades, registrada no conselho de classe CRC-SP/T/MG sob número 89.637. Localizada na rua de principal acesso à entrada da cidade de Pompéu-MG , Rua Padre João Porto, a empresa funcionava em um cômodo comercial de fácil acesso e com espaço suficiente para o desenvolvimento das atividades empresariais. Os móveis eram poucos e foram emprestados por terceiros para início das atividades. Realizou-se um trabalho com visita ao comércio local para informar-lhes da existência da empresa e oferecer os serviços por ela prestados. O comércio local já possuía profissional responsável pelo desenvolvimento dos serviços prestados pela empresa e então, suas atividades iniciaram-se com um quadro de apenas 4 clientes sendo estes empresas pequenas que atuavam no ramo de atividade de bar, armazém e mercearia.

Os serviços eram prestados e os honorários eram recebidos à base de troca, ou seja, o que era preciso para uso e consumo dos proprietários da Contabilidade Maciel Oliveira eram fornecidos pelos clientes através de mercadorias por eles vendidas para pagamento dos serviços contábeis prestados. Para acrescentar e melhorar o conhecimento, o tempo disponível era ocupado pelos proprietários da Contabilidade na leitura de temas e informações importantes na área e também na prestação de serviços esporádicos para terceiros como serviços datilográficos, imposto de renda pessoa física, cadastro no IEF (Instituto Estadual de Florestas), dentre outros.

Em 1979, a empresa mudou-se do endereço inicial para um cômodo que localizava-se na área central da cidade próximo à Prefeitura Municipal. O espaço era menor que o inicial porém o local era de melhor acesso por localizar-se na região central da cidade, próximo aos  principais comércios. O imóvel possuía os móveis, sendo possível a devolução dos que estavam emprestados no início das atividades. Com a ampliação dos serviços prestados foi possível a aquisição de uma máquina xérox que ajudou na prestação de serviços bem como aumentou o faturamento da empresa pois a mesma possibilitou a prestação de serviços para terceiros. Além dos serviços xerográficos, a empresa aumentou seu faturamento com a prestação de serviços para as entidades que localizavam-se próximas ao seu local de funcionamento (Prefeitura Municipal, escolas públicas, correios, fórum, casa paroquial e Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais)  bem como pelas pessoas  que transitavam pelas mesmas. No mesmo ano foi exigido das escolas públicas a realização dos registros nos órgãos competentes e também a elaboração dos caixas escolares assim, a escola situada próximo à empresa contratou seus serviços indicando-o também às demais escolas da cidade, aumentando assim o quadro de clientes e a prestação dos serviços contábeis. Além do preenchimento de requerimentos, cartas, procurações e outros, o escritório colocava à disposição de seus clientes a solução dos serviços que os mesmos necessitavam, então, não importava a localidade ou a distância e sim a solução dos serviços que eram procurados e que a Contabilidade tinha possibilidade de solucioná-los. Importava para a empresa a satisfação dos clientes, o que possibilitava o reconhecimento dos serviços por ela prestados.

Pontualidade, atenção, facilidades de acesso e a qualidade na prestação dos serviços contábeis possibilitaram o aumento do quadro de clientes e da prestação dos serviços contábeis, com uma economia feita pelos proprietários, em 1980, adquiriram um terreno onde futuramente construiriam o prédio próprio para funcionamento da empresa.

Em 1981, o sócio Nivaldo expandiu suas atividades, aumentando também sua fonte de renda ingressando no comércio local. Abriu uma pequena mercearia que juntamente com a Contabilidade possibilitou o início das obras para a concretização do prédio próprio da empresa. Aumentaram a construção da casa própria podendo o escritório desenvolver suas atividades junto à residência dos proprietários.

O desenvolvimento do escritório bem como do comércio foram satisfatórios e em julho de 1982 a obra se concretizou. A Contabilidade Maciel Oliveira concluiu a construção do seu prédio próprio, o que antes funcionava em um cômodo comercial neste ano passou a funcionar em uma casa com 6 cômodos de propriedade dos profissionais. Os clientes foram aumentando como também os serviços extras prestados para os clientes e também para terceiros.

Em 1990 realizou-se uma ampliação no prédio da empresa para melhor desenvolvimento das atividades por ela exercidas. Aumentaram-se mais duas salas. No ano de 1991, houve alteração no quadro societário da empresa pois com o falecimento do proprietário Nivaldo, sua companheira ficou o ano de 1992 sozinha na direção da empresa oferecendo, mais tarde, sociedade ao seu funcionário mais antigo que se destacava pela responsabilidade, comprometimento e habilidade no desenvolvimento das funções a ele impostas.

Reginaldo José de Campos Rachid iniciou seus trabalhos na empresa como office-boy. Desde sua juventude sempre foi responsável e dedicado vindo mais tarde fazer um curso profissional tornando-se Técnico em Contabilidade. Em novembro de 1991, Nivaldo fez proposta de sociedade a ele afim de que ele buscasse seu crescimento junto à empresa e também por merecer um salário mais elevado. Neste momento a proposta não foi aceita por estar ele temeroso de dívidas mas o proprietário afirmou que a sociedade estaria reservada na empresa para quando ele se sentisse pronto para assumi-la. Em 1993, devido ao excesso de responsabilidades e sobrecarga de obrigações Maria Auxiliadora refaz a proposta e Reginaldo aceita-a assumindo juntamente com ela a propriedade e direção do escritório contábil.

Em março de 2009 este escritório passa a ser uma sociedade empresária com a admissão da sócia Aline Maciel de Oliveira com a razão social  CONTABILIDADE MACIEL OLIVEIRA LTDA ME.

A partir daí as mudanças foram constantes e com o avanço da tecnologia a empresa teve que adaptar-se completamente. Os departamentos foram informatizando-se pouco a pouco à medida em que os funcionários foram concluindo seus treinamentos.  Em julho de 2014, para maior comodidade e melhor atendimento a sua sede foi transferida para a Rua Cândido Alves de Sousa 363.

Atualmente, o escritório possui um quadro de clientes diversificado os quais atuam nas diversas áreas de prestação de serviços, comércios, indústrias, produtores rurais e profissionais autônomos. Sua equipe é formada por colaboradores qualificados  em Ciências Contábeis, técnicos em Contabilidade, técnicos com curso profissionalizante e um estudante.

Neste mês que estamos comemorando a data especial do nosso aniversário de 40 anos queremos agradecer a todos que contribuíram para a construção dos nossos trabalhos ao longo deste tempo e reforçamos o compromisso de promover o desenvolvimento profissional das pessoas e das empresas.